terça-feira, 20 de agosto de 2013

Colesterol Elevado em Crianças

O colesterol é fundamental para o funcionamento adequado do corpo, na produção de hormônios e funcionamento das membranas celulares. Em excesso, porém, gera a formação de placas na parede dos vasos, diminuindo seu diâmetro e podendo, inclusive, causar o rompimento. 


Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 20% das crianças e adolescentes brasileiros têm colesterol elevado. O nível elevado de gordura no sangue nesta faixa etária pode antecipar em até dez anos eventos cardiovasculares como o infarto. 


alimentação inadequada, a falta de atividade física, obesidade e a genética são os responsáveis por esse desequilíbrio. O nível de colesterol em crianças deve ser inferior à 170 mg/dL, o LDL abaixo de 100 e o HDL acima de 35. 


A prática de exercícios físicos pelo menos três vezes por semana e uma dieta saudável são fundamentais na prevenção e tratamento desta doença.


Procure evitar:
- Carnes vermelhas gordurosas, 

- Leite e derivados integrais, 

- Frituras, 

- Doces, sorvetes e biscoitos recheados,

- Embutidos.


Prefira:
- Azeite de oliva, 

- Cereais integrais, 

- Leite desnatado, 

- Frutas, verduras e legumes.

 É importante que a família ofereça alimentos saudáveis e variados para as crianças, além de incentivar à pratica de atividades físicas regulares.


Fonte: ASBRAN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário