quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

O dia 16 de outubro foi escolhido pelas Nações Unidas como Dia Mundial da Alimentação e a cada ano um novo tema é selecionado com o objetivo de chamar atenção para questões importantes envolvendo a segurança alimentar e nutrição. 

Em 2013 o assunto escolhido são "Sistemas Alimentares Saudáveis" e propõe uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. Da plantação à colheita, do processamento às embalagens, do transporte até as prateleiras de comercialização, a comida que chega às nossas mesas passa por diversas fases e para isso utiliza um bocado de água, cria perigosos gases de efeito estufa e termina afetando cada planta e animal do planeta. 
Segundo a ONU, estima-se que a população total da Terra atinja 9 bilhões em 2050. Para alimentar a todos, a produção de alimentos terá que aumentar dramaticamente.

Nós acreditamos que é possível fazer isso sem causar danos ao meio ambiente, e de uma forma que dê aos agricultores mais pobres um retorno justo por seus esforços. Mas para tal os sistemas alimentares tem que mudar para melhor. 
Cada um de nós tem o poder de ajudar a mudar os nossos sistemas alimentares. Ao escolher alimentos nutritivos e reduzir a quantidade de desperdício que criamos, nós podemos ajudar a tornar os nossos sistemas alimentares mais sustentáveis.
Neste sentido com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Alimentação e conscientizar nossos alunos sobre a alimentação saudável, foi elaborado pela coordenadora pedagógica Lucimar Lira e a nutricionista do município Solange Zanetti, com o apoio do Prefeito Municipal Alcir José Bodanese e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes o projeto "Alimentação Saudável na Rede Municipal de Ensino de Rio das Antas", onde estão sendo desenvolvidas diversas atividades com os estudantes ao longo do mês de outubro. 
Destacando-se a brilhante participação dos estudantes no concurso da FAO, pela elaboração de trabalhos e cartazes confeccionados com o tema: "Sistemas Alimentares Saudáveis", concurso este aberto a participação de crianças de todo o mundo, com o resultado divulgado nesta data , na página da FAO. 
Aos nossos alunos da rede municipal de ensino fica o nosso sincero parabéns pelo empenho, dedicação e aprendizagem que obtiveram ao confeccionar cada cartaz!
Aqui estão alguns cartazes e trabalhos elaborados pelos nossos estudantes.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário