domingo, 6 de outubro de 2013

Doença Celíaca

A doença celíaca é ocasionada pela intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na aveia, na cevada, no malte, no centeio e em seus derivados, como: 
pães, massas, bolachas, cerveja, uísque e em uma infinidade de produtos industrializados. 

Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, não há um número oficial sobre os portadores da doença no país, mas uma pesquisa publicada em 2005 pela Universidade Federal de São Paulo apontou que há um celíaco a cada 214 moradores de São Paulo. 
Os sintomas da Doença Celíaca vão de pequenas dores abdominais, inchaço, problemas na absorção dos nutrientes, anemia e fadiga, diarreia, dores incapacitantes na região epigástrica até danos ao intestino delgado. A ingestão de alimentos que contém glúten é o gatilho para a sintomatologia.
Esta doença não tem cura e o tratamento acontece pela adoção de uma alimentação isenta de glúten para o resto da vida. 
O Glúten é uma fração proteica de alguns cereais que oferecem muitos outros nutrientes, como fibras e vitaminas, principalmente as do complexo B, portanto não devem ser privada aos não intolerantes ao glúten.
Aqueles que têm intolerância ao glúten não são prejudicados nutricionalmente por falta da ingestão dessa proteína. Procure manter uma dieta equilibrada, com carne, peixe, frango, frutas, legumes, verduras, produtos lácteos magros, óleos, grãos, arroz integral, milho, soja, lentilha, ervilha, amaranto, quinoa, nozes e sementes.
Para mais informações sobre a dieta sem glúten procure um nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário